A constante evolução tecnológica, permite criar máquinas cada vez mais sofisticadas, que aumentam a produtividade de empresas, reduzem custos e padronizam processos ou produtos.
No ambiente hospitalar, é comum a utilização de equipamentos, que tornam procedimentos mais seguros, ágeis e confiáveis.
Um exemplo de equipamento muito usado e de extrema importância em um hospital, é a autoclave a vapor. Presente na Central de Materiais e Esterilização (CME), ela é utilizada para esterilizar artigos médico-hospitalares, como por exemplo, os instrumentais cirúrgicos.
Existem diferentes modelos e tamanhos de autoclaves, porém em hospitais, devido ao grande fluxo de materiais a serem esterilizados, modelos de grande porte são os mais comuns.
A autoclave a vapor usa como agente esterilizante o vapor saturado sob pressão, e por ser um equipamento que opera sob pressão e atinge temperaturas superiores a 100°C, alguns cuidados são essenciais para evitar acidentes graves e garantir o seu bom funcionamento.
A manutenção preventiva das autoclaves hospitalares permite:
• Aumentar a vida útil do equipamento, diminuindo a necessidade de compra de novos equipamentos;
• Economia nas utilidades requeridas para seu funcionamento, como energia e água;
• Aumento da produtividade, evitando paradas por quebra ou retrabalho dos materiais processados que não foram esterilizados corretamente por problemas no equipamento.
É importante frisar que equipamentos hospitalares impactam no cuidado com a vida das pessoas. Uma autoclave desregulada afeta a qualidade dos materiais esterilizados, podendo causar infecções hospitalares que colocam em risco a vida de pacientes.
Além disso, a manutenção preventiva é fundamental para garantir a segurança de quem opera elas no dia a dia da CME.
Como já mencionado, as autoclaves trabalham com vapor, altas temperaturas e pressão. A falta de manutenção pode gerar escapes de vapor quente, causando queimaduras e em casos mais graves a explosão do equipamento e morte das pessoas que estão próximas.
Investir em manutenção significa assegurar que a autoclave funcione de forma adequada e segura para todos.
Ao contrário da manutenção corretiva, na preventiva é possível programar com antecedência sua realização, assim evitando que o equipamento fique parado em horários de pico.
O processo de manutenção preventiva possui uma série de itens que devem ser verificados obrigatoriamente de acordo com as informações disponíveis no manual do fabricante.
No caso da Cisa, ela possui diversos modelos de planos de manutenção preventiva para os seus equipamentos. O modelo mais utilizado é o trimestral, no qual os técnicos realizam uma conferência minuciosa de diversos pontos importantes para o funcionamento do equipamento. São verificados mais de 50 itens durante as manutenções.
Após a realização do processo de manutenção o técnico efetua ciclos de esterilização com a utilização de indicadores de processo para assegurar que a autoclave está funcionando de forma correta.
A qualificação dos técnicos que realizam a manutenção é outro ponto a ser observado. Geralmente esses profissionais possuem formação nas áreas de automação, mecatrônica e/ou eletrotécnica. Eles também devem ser treinamos pelos fabricantes das autoclaves. A Cisa realiza periodicamente cursos de capacitação para sua equipe de técnicos credenciados, garantindo que todos estejam atualizados e devidamente treinados.
A Cisa é uma multinacional de origem italiana com fábrica no Brasil desde 2002, especializada em desenvolver para os mercados de Health Care e Life Science soluções para limpeza, desinfecção e esterilização.
Todo produto passa por gerenciamento de risco e análise de impacto, realizados por uma equipe interdisciplinar. Para a Cisa, é importantíssimo garantir a segurança nos mínimos detalhes, pois cuidar da vida é nossa essência.
Cisa Brasile Ltda ® - Todos os direitos reservados
Rua Dona Francisca, 8300 - Distrito Industrial, Bloco I, Módulo 1, 2 e 3
CEP: 89219-600 - Joinville - Santa Catarina - Brasil
Usamos cookies para melhorar sua navegação e experiência como usuário.
Leia nosso Aviso de privacidade para saber mais.