Blog Notícias | Feiras e Eventos | Fique por Dentro

25 de abril de 2019

A CISA E A CONQUISTA DA ISO 14001

Certificação garante boas práticas voltadas ao meio ambiente por meio do Sistema de Gestão Ambiental

Dois anos de ISO 14001. A Cisa conquistou a Certificação na Norma NBR ISO 14001:2015 – Sistema de Gestão Ambiental - em maio de 2017. Essa conquista é o fechamento de um ciclo para a empresa, visto que a cultura da sustentabilidade permeia as suas ações.

Como exemplos dessa cultura, temos a Autoclave Aquazero, que utiliza uma bomba a vácuo seco, ou seja, não utiliza água para o processo de vácuo. Através dessa tecnologia, quase 300 milhões de litros de água já foram economizados pelos hospitais que têm a Aquazero. Outro exemplo é a Estação de Tratamento de Resíduos Hospitalares, que trata o resíduo contaminado, transformando-o em resíduo comum. Esse sistema recebeu o selo de Patente Verde do INPI porque durante o processo de descontaminação do lixo o sistema libera vapor d’água esterilizado para o meio ambiente, ou seja, não há impacto ambiental!

Nas ações do dia a dia, a Cisa também procura disseminar e incentivar atitudes sustentáveis. Para tanto, um grupo de funcionários criou, voluntariamente, o Programa Cisa Eco, e implementa ações visando redução de energia e água, economia de papel e gestão de resíduos.

Dentro deste contexto, o caminho natural para a empresa seria obter, além das Certificações já existentes – NBR ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade), NBR ISO 13485:2016 (Sistema de Gestão da Qualidade para Dispositivos Médicos), DIRETIVA EUROPEIA 2014/68/EU (Certificação da Fabricação de Aparelhos de Pressão, Autoclaves e Geradores de Vapor) e BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (RDC 16:2013 da ANVISA) – a Certificação na NBR ISO 14001:2015!

Trabalho desafiador. Equipe comprometida.

O trabalho, a princípio simples para uma empresa que já possui Sistemas de Gestão da Qualidade e Boas Práticas de Fabricação implementados, mostrou-se desafiador, visto que essa Certificação é distinta das outras em alguns aspectos específicos: Levantamento e Gestão de Produtos Químicos; Atendimento a Requisitos Legais em todos os níveis: municipal, estadual e federal; e Gestão de prestadores de serviços devido a corresponsabilidade pelas questões ambientais conforme a legislação estabelecida atualmente no Brasil, dentre outros itens.

Mesmo assim, com o comprometimento de todos os funcionários e o apoio de toda a Diretoria, as atividades para o atendimento aos requisitos da Certificação foram implementadas. O processo, claramente, é contínuo a exemplo dos outros Sistemas de Gestão e contínuas também são as melhorias resultantes da ISO. É a nossa Missão sendo colocada em prática também sob o viés da sustentabilidade: “Atuar na preservação da vida, através do desenvolvimento de soluções para o cuidado com a saúde”.

Quer receber nosso conteúdo?
Cadastre-se abaixo

x